segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Oficina de Arqueologia Experimental - Colégio de S. Gonçalo -19 e 20 de Outubro de 2010

A tão esperada Oficina de Arqueologia Experimental aconteceu. Mais uma vez, o arqueólogo Dr. Jorge Sampaio encantou os nossos alunos de 5º ano, levando-os para um mundo até aqui quase desconhecido. E digo quase, porque eis que se ouve uma pequena voz, emergindo de um público boquiaberto ao ver subir uma nuvenzinha de fumo proveniente do choque continuado de duas pedras:  Qual a diferença entre o Homem de Cro-Magnon e o Homem de Neanderthal? Bem, por esta não esperávamos…mas outras questões surgiam em catadupa, demonstrando um interesse diria que quase  insaciável pelo mundo que se abria agora perante os olhos dos nossos pequenitos.
Assim, de uma forma muito interactiva, levantou-se o véu sobre o quotidiano dos caçadores, que ao longo do Paleolítico lutaram contra as forças da Natureza, tentando dominá-las a todo o custo. Como caçavam, como fabricavam os seus instrumentos, como se alimentavam, como se aqueciam, como produziam arte rupestre…o fogo acontecia como por arte mágica, apenas a partir da fricção de pedra contra pedra e madeira contra madeira…a água fervia, já pronta para cozinhar um lauto jantar, apenas com  recurso a uma pedra super-quente…cordas eram fabricadas usando os tendões dos animais caçados…e as mãos em negativo ficaram ara sempre num registo bem colorido,  usando apenas pigmentos naturais.
Ufa, Dr. Jorge…Soprar também cansa.
Os artefactos pré-históricos foram manejados e atentamente observados…seixos, bifaces, propulsores…A Pré-História desvendada, numa Oficina de excelência, com alunos sempre ávidos, sempre a pedir mais, tristes porque os 90 minutos se haviam  esgotado.
Para o ano há mais. Espero eu. Esperamos todos nós.
O nosso muito obrigado ao Dr. Jorge Sampaio, já um amigo, e ao Parque Arqueológico do Vale do Côa, por tornar possível esta parceria.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oficina de Arqueologia Experimental - Colégio de S. Gonçalo -19 e 20 de Outubro de 2010

O Departamento de Ciências Humanas e Sociais, através do seu Grupo de História, dinamiza nos próximos dias 19 e 20 de Outubro de 2010, uma Oficina de Arqueologia Experimental para os alunos de 5º Ano de Escolaridade.Esta Oficina, que já vem sendo um hábito no Colégio, resulta de uma parceria com o Parque Arqueológico do Vale do Côa, aqui representado por um dos seus arqueólogos, Dr. Jorge Sampaio.Os nossos pequeninos receberam com tal entusiasmo a notícia, que hoje não se cansaram de perguntar coisas e loisas àcerca da Oficina.
Pois bem, Dr.Jorge Sampaio, prepare-se, pois amanhã, as nossas meninas e meninos de 5º Ano vão de viagem consigo até à Pré- História, e vão tudo perguntar, para tudo saber...sobre as comunidades recolectoras.Fica prometido aqui um registo fotográfico.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A República na Cartofilia – Exposição


Na manhã de 5 de Outubro de 1910, nova autoridade emergia da confusão. Anormalidade, esta República numa Europa dominada por Monarquias e Impérios(apenas a França e a Confederação Suíça usufruíam de igual regime).
Contar a História da República não é  tarefa fácil. No entanto, foi mesmo isso  que o Colégio de S. Gonçalo fez ao longo da semana de 27 de Setembro a 6 de Outubro de 2010.
O Departamento de Ciências Humanas e Sociais, através do seu Grupo de História, não podia ignorar este Centenário e contou com a colaboração do Dr. Pedro Barros que, disponível como sempre, cedeu a sua colecção particular de bilhetes-postais ilustrados. A partir destas fontes de inegável valor e surpreendente beleza, os alunos percorreram uma das fases mais conturbadas da nossa História, desde o Regicídio até à época do Presidente -Rei, Sidónio Pais.
A Exposição A República na Cartofilia  esteve patente ao público escolar no Salão de Estudo, por onde passaram centenas de alunos desde o 4º Ano de Escolaridade, passando pelos 6º e 9º anos. Estes alunos tiveram direito a visita guiada pelas professoras Rosa Maria Fonseca, Arminda Furriel, Ondina Costa e Gabriela Lira. Os 11º Anos de Animação Sociocultural e os 12º de Línguas e Humanidades e Comunicação acompanhados pelas professoras Bárbara Alves e Rosa Maria Fonseca, assistiram a uma pequena palestra proferida pelo Dr. Pedro Barros, onde tiveram também a possibilidade de manusear jornais da época, como o “O Século”, revistas como “A Paródia- Comédia Portugueza”, do célebre caricaturista e ceramista Raphael Bordallo Pinheiro e a “Ilustração Portugueza”, bem como historiografia diversificada sobre o tema, materiais igualmente disponibilizados pelo orador. A organização da Exposição esteve sob a responsabilidade dos Professores João Coelho e Rosa Maria Fonseca, com a colaboração da Biblioteca do Colégio de S. Gonçalo.
O Colégio , através do grupo de História, agradece a colaboração de excelência bem como os agradáveis momentos de comunicação conseguidos, numa partilha a transbordar de amor pela História.
Bem Haja, Dr. Pedro!