sábado, 29 de outubro de 2011

Proposta de atividade

1. Avalia a importância do Património na construção do conhecimento em História.

2. Contextualiza historicamente o Barroco.

O Património

O que é o património? Eis algumas respostas simples, por Simon Thurley

Público: Qual é o vosso principal objectivo?

Simon Thurley: Garantir que o "ambiente histórico" é passado às gerações futuras tal como chegou até nós ou melhor. Passamos muito tempo a identificar os bens que queremos salvar e as soluções para a sua conservação.

Público: O que é que quer dizer exactamente com "ambiente histórico"?

Simon Thurley: Preferimos usar "ambiente histórico" porque abarca tudo: paisagens,
jardins, parques, sítios arqueológicos, edifícios medievais, palácios do século XVIII, arranha-céus dos anos 60. (...)

Público: O que é que define o património?

Simon Thurley: As pessoas. Há dois erros comuns no que diz respeito ao património. O primeiro é pensar que é sobre edifícios - é sobre as pessoas e o que elas investem nos tijolos. O segundo é pensar que é sobre o passado -é sobre o futuro, o que ficará depois de nós desaparecermos. (...)

Por outras palavras, O que é o Património? Aquilo que uma dada geração considera dever ser deixado para o futuro. Nesta formulação, é evidente que as responsabilidades não dizem apenas respeito a entidades públicas, dizem respeito a todos per si, e nesta matéria desconfio que os Portugueses pretendem de facto deixar muito pouco.

In PÚBLICO - EDIÇÃO IMPRESSA - CULTURA

VISITA DE ESTUDO À IGREJA DE S.DOMINGOS


Visita de estudo do Grupo de História às obras de conservação e restauro da Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos e ao centro histórico de Amarante
O Grupo de História promoveu uma Visita de Estudo às obras de conservação e restauro da Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos e ao centro histórico de Amarante, prevista no PAA do Departamento de Ciências Humanas e Sociais.
Destinada a alunos do Curso de Línguas e Humanidades, Design (10º e 11º anos) e Comunicação (10º ano), esta visita visava diferentes objetivos, de entre os quais se destacam, para além da sensibilização dos alunos para o tema Património, a sua importância e necessidade da sua defesa e preservação, um outro, igualmente importante: dar a conhecer aos nossos alunos o centro histórico Barroco da cidade do Tâmega, que os acolhe diariamente e que a maioria desconhece.
Guiada pelo técnico responsável pelas obras de restauro, Dr. Roriz, esta experiência cultural foi uma mais valia para os nossos alunos, que se depararam com técnicas e conceitos inovadores na área da conservação e restauro. Um bem haja à equipa que nos recebeu, bem como à Paróquia de S. Gonçalo.
Rosa Maria Fonseca (Delegada de Grupo de História)