segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Oficina de Arqueologia Experimental - Colégio de S. Gonçalo -19 e 20 de Outubro de 2010

A tão esperada Oficina de Arqueologia Experimental aconteceu. Mais uma vez, o arqueólogo Dr. Jorge Sampaio encantou os nossos alunos de 5º ano, levando-os para um mundo até aqui quase desconhecido. E digo quase, porque eis que se ouve uma pequena voz, emergindo de um público boquiaberto ao ver subir uma nuvenzinha de fumo proveniente do choque continuado de duas pedras:  Qual a diferença entre o Homem de Cro-Magnon e o Homem de Neanderthal? Bem, por esta não esperávamos…mas outras questões surgiam em catadupa, demonstrando um interesse diria que quase  insaciável pelo mundo que se abria agora perante os olhos dos nossos pequenitos.
Assim, de uma forma muito interactiva, levantou-se o véu sobre o quotidiano dos caçadores, que ao longo do Paleolítico lutaram contra as forças da Natureza, tentando dominá-las a todo o custo. Como caçavam, como fabricavam os seus instrumentos, como se alimentavam, como se aqueciam, como produziam arte rupestre…o fogo acontecia como por arte mágica, apenas a partir da fricção de pedra contra pedra e madeira contra madeira…a água fervia, já pronta para cozinhar um lauto jantar, apenas com  recurso a uma pedra super-quente…cordas eram fabricadas usando os tendões dos animais caçados…e as mãos em negativo ficaram ara sempre num registo bem colorido,  usando apenas pigmentos naturais.
Ufa, Dr. Jorge…Soprar também cansa.
Os artefactos pré-históricos foram manejados e atentamente observados…seixos, bifaces, propulsores…A Pré-História desvendada, numa Oficina de excelência, com alunos sempre ávidos, sempre a pedir mais, tristes porque os 90 minutos se haviam  esgotado.
Para o ano há mais. Espero eu. Esperamos todos nós.
O nosso muito obrigado ao Dr. Jorge Sampaio, já um amigo, e ao Parque Arqueológico do Vale do Côa, por tornar possível esta parceria.

Sem comentários:

Enviar um comentário