sábado, 29 de outubro de 2011

O Património

O que é o património? Eis algumas respostas simples, por Simon Thurley

Público: Qual é o vosso principal objectivo?

Simon Thurley: Garantir que o "ambiente histórico" é passado às gerações futuras tal como chegou até nós ou melhor. Passamos muito tempo a identificar os bens que queremos salvar e as soluções para a sua conservação.

Público: O que é que quer dizer exactamente com "ambiente histórico"?

Simon Thurley: Preferimos usar "ambiente histórico" porque abarca tudo: paisagens,
jardins, parques, sítios arqueológicos, edifícios medievais, palácios do século XVIII, arranha-céus dos anos 60. (...)

Público: O que é que define o património?

Simon Thurley: As pessoas. Há dois erros comuns no que diz respeito ao património. O primeiro é pensar que é sobre edifícios - é sobre as pessoas e o que elas investem nos tijolos. O segundo é pensar que é sobre o passado -é sobre o futuro, o que ficará depois de nós desaparecermos. (...)

Por outras palavras, O que é o Património? Aquilo que uma dada geração considera dever ser deixado para o futuro. Nesta formulação, é evidente que as responsabilidades não dizem apenas respeito a entidades públicas, dizem respeito a todos per si, e nesta matéria desconfio que os Portugueses pretendem de facto deixar muito pouco.

In PÚBLICO - EDIÇÃO IMPRESSA - CULTURA

2 comentários:

  1. O património tem uma importância deveras relevante para a compreensão da História atráves da visualização de elementos deixados -por gerações passadas. Aqui, tudo é relevante, desde os pequenos elementos pré-históricos, passando pela grande herança monumental e patrimonial da Antiguidade Clássica até aos grandes prédios do século XIX.
    Assim, entendemos que tudo que o Homem do passado, do presente e do futuro concretizar - que tenha uma importância relevante na mudança de uma sociedade- fará um dia parte do património histórico da humanidade que se encontra em constante remodelação.

    Filipa Cardoso; Rita Duro; João Iuri; Rui Ribeiro & Ana Sofia Pinto. 12º4 A1.

    ResponderEliminar
  2. Este conceito é muito importante pois permite-nos conhecer os nossos antepassados e a história do nosso país. Ajuda-nos ainda a aumentar a nossa cultura e a despertar o interesse pelos costumes dessa época.
    A partir da preservação, ficamos a conhecer a história e a evolução da arte e também da humanidade, podendo também demonstrá-la a outros povos.

    Ana Catarina e Jakelline 12º4A1

    ResponderEliminar