sábado, 29 de outubro de 2011

VISITA DE ESTUDO À IGREJA DE S.DOMINGOS


Visita de estudo do Grupo de História às obras de conservação e restauro da Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos e ao centro histórico de Amarante
O Grupo de História promoveu uma Visita de Estudo às obras de conservação e restauro da Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos e ao centro histórico de Amarante, prevista no PAA do Departamento de Ciências Humanas e Sociais.
Destinada a alunos do Curso de Línguas e Humanidades, Design (10º e 11º anos) e Comunicação (10º ano), esta visita visava diferentes objetivos, de entre os quais se destacam, para além da sensibilização dos alunos para o tema Património, a sua importância e necessidade da sua defesa e preservação, um outro, igualmente importante: dar a conhecer aos nossos alunos o centro histórico Barroco da cidade do Tâmega, que os acolhe diariamente e que a maioria desconhece.
Guiada pelo técnico responsável pelas obras de restauro, Dr. Roriz, esta experiência cultural foi uma mais valia para os nossos alunos, que se depararam com técnicas e conceitos inovadores na área da conservação e restauro. Um bem haja à equipa que nos recebeu, bem como à Paróquia de S. Gonçalo.
Rosa Maria Fonseca (Delegada de Grupo de História)

7 comentários:

  1. Na minha opinião esta actividade foi uma mais valia para a nossa aprendizagem enquanto alunos de História A, de forma a compreender melhor as características da arte em estudo, mas também enquando cidadãos que se preocupam com a consarvação do Património.

    Inês Oliveira 11º4A1

    ResponderEliminar
  2. Na nossa opinião, a visita de estudo à igreja de São Domingos foi muito enriquecedora para nós pois com ela ficamos a compreender melhor o que é a arte barroca. Podemos observar também como funciona o restauro de um monumento e a sua reconstrução.

    -João Iuri Pinto da Costa
    -Rui Filipe Moreira Ribeiro

    12º4A1

    ResponderEliminar
  3. No dia 18 Outubro de 2011, pelas 11horas, as turmas de 11º e 12º ano do curso de Científico-humanístico de Línguas e Humanidades, juntaram-se á professora Rosa Maria Fonseca, da disciplina de História A, para a realização da visita de estudo à Igreja de S. Domingos.
    O principal objetivo desta visita era conhecermos, sobretudo, o património da cidade onde estudamos, inteirarmo-nos acerca da história e dos monumentos ricos que possui Amarante.
    Esta visita foi bastante enriquecedora para a nossa cultura, pois não tínhamos conhecimento da existência deste edifício antes da realização da visita e, para além disso, mostrou-nos a importância do restauro e da preservação do que o que o nosso país tem de melhor. Esta visita tornou-se muito importante para nós, pois aumentou a nossa curiosidade em visitar outros monumentos amarantinos que tenham história e que nos possam enriquecer culturalmente.

    Andreia Pinto e Cecília Silva 12º4A1

    ResponderEliminar
  4. Foi realizada uma visita de estudo no âmbito da disciplina de História A, como tal o objectivo foi dar a conhecer aos alunos o centro histórico Barroco da cidade de Amarante.
    Esta visita de estudo foi guiada pelo técnico responsável pelas obras de restauro da Igreja de S. Domingos, Dr. Roriz, que foi bastante concreto para com os alunos, pois já tinha um elevado nível de experiência no assunto tratado.
    Na nossa opinião, esta visita de estudo foi bastante enriquecera para os nossos conhecimentos e levou-nos a dar cada vez mais valor ao nosso património.
    Em suma, penso que todos gostaríamos de repetir a experiência, mas desta vez após o restauro da Igreja , que é belíssima.

    Ana Neves nº1
    Carla Moreira nº8
    Catarina Azevedo nº9 Turma: 12º4A1

    ResponderEliminar
  5. A actividade de história realizada no dia 18 de Outubro de 2011, à Igreja de S.Domingos contribuiu para um melhor conhecimento do património histórico de Amarante. Desta forma, passámos a compreender melhor os conteúdos programáticos da disciplina e a dominar melhor os conhecimentos sobre arte barroca. Além de adquirirmos uma opinião acerca de uma possível profissão para o futuro - na área do restauro e conservação.

    Filipa Cardoso
    Rita Duro
    Ana Pinto, 12º4 A1

    ResponderEliminar
  6. Com a visita do dia 18 de Outubro, à designada Igreja de São Domingos, situada em Amarante, mais propriamente em S. Gonçalo, adquirimos conhecimentos históricos, até antes por descobrir. Pudemos observar e presenciar a Arte Barroca, particularmente Joanina (a Arte Barroca adaptada em Portugal, dado o nosso reino faustoso, no tempo de D.João V. Daí a designação Joanina.), que embora se encontre em restauro ofereceu-nos a oportunidade de conhecer a essência dos pormenores e a riqueza das técnicas utilizadas.
    Posto isto, a visita permitiu-nos aumentar a nossa capacidade de observar e apreciar a beleza da Arte.

    Marisa Raquel e Tânia Martins
    12º 4A1

    ResponderEliminar
  7. A visita à Igreja de São Domingos, no dia 18 de Outubro, foi, para mim, uma experiência que me ajudou imenso a compreender o que está por detrás de todos os planos de restauração.
    O património é algo que deve ser preservado mas, com o passar do tempo, as pessoas vêm-se obrigadas a recuperá-lo, a melhorá-lo para que se possa ver todas as características próprias daquele monumento com clareza.
    Não só aprendi mais sobre a restauração e importância do património, como também fiquei melhor elucidado no que diz respeito ao movimento barroco.
    As explicações fornecidas pelo técnico responsável por nos acompanhar foram muito pertinentes e elucidativas, ajudando a perceber mais do que estávamos a visualizar à nossa volta, providenciando-nos certas informações-chave sobre a restauração do património histórico e sobre o estilo Barroco.
    Assim sendo, gostei muito da visita, na medida em que foi uma maneira diferente de aprender algumas coisas relacionadas com a História, nomeadamente o património e a sua relevância e as características de um estilo, neste caso, o Barroco.

    Leandro - 11º4A1

    ResponderEliminar