quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A República na Cartofilia – Exposição


Na manhã de 5 de Outubro de 1910, nova autoridade emergia da confusão. Anormalidade, esta República numa Europa dominada por Monarquias e Impérios(apenas a França e a Confederação Suíça usufruíam de igual regime).
Contar a História da República não é  tarefa fácil. No entanto, foi mesmo isso  que o Colégio de S. Gonçalo fez ao longo da semana de 27 de Setembro a 6 de Outubro de 2010.
O Departamento de Ciências Humanas e Sociais, através do seu Grupo de História, não podia ignorar este Centenário e contou com a colaboração do Dr. Pedro Barros que, disponível como sempre, cedeu a sua colecção particular de bilhetes-postais ilustrados. A partir destas fontes de inegável valor e surpreendente beleza, os alunos percorreram uma das fases mais conturbadas da nossa História, desde o Regicídio até à época do Presidente -Rei, Sidónio Pais.
A Exposição A República na Cartofilia  esteve patente ao público escolar no Salão de Estudo, por onde passaram centenas de alunos desde o 4º Ano de Escolaridade, passando pelos 6º e 9º anos. Estes alunos tiveram direito a visita guiada pelas professoras Rosa Maria Fonseca, Arminda Furriel, Ondina Costa e Gabriela Lira. Os 11º Anos de Animação Sociocultural e os 12º de Línguas e Humanidades e Comunicação acompanhados pelas professoras Bárbara Alves e Rosa Maria Fonseca, assistiram a uma pequena palestra proferida pelo Dr. Pedro Barros, onde tiveram também a possibilidade de manusear jornais da época, como o “O Século”, revistas como “A Paródia- Comédia Portugueza”, do célebre caricaturista e ceramista Raphael Bordallo Pinheiro e a “Ilustração Portugueza”, bem como historiografia diversificada sobre o tema, materiais igualmente disponibilizados pelo orador. A organização da Exposição esteve sob a responsabilidade dos Professores João Coelho e Rosa Maria Fonseca, com a colaboração da Biblioteca do Colégio de S. Gonçalo.
O Colégio , através do grupo de História, agradece a colaboração de excelência bem como os agradáveis momentos de comunicação conseguidos, numa partilha a transbordar de amor pela História.
Bem Haja, Dr. Pedro!

4 comentários:

  1. Ah! Ah! Este post é mesmo o da estreia deste blogue! Parabéns Rosa Maria Fonseca! :):):)
    Já vi a exposição, de excepcional qualidade e beleza que aguardo para a minha Escola, lá mais para o fim do mês, que a exposição é hiperactiva e ainda vai para o Porto... eheheh!
    Agradeço também ao Pedro a sua colaboração e sentido de cidadania participativa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pois,querida amiga,só agora vi o teu post.De que muito me orgulho.Mas o frenesim não pára...agora a Oficina de Arqueologia Experimental, a dramatização de Um Auto à República, os testes intermédios...uff.Por isso, não estranhes o meu blog tão parco de conteúdo.Não sobra tempo, no meio de toda esta azáfama.Às vezes,até pareço uma formiguinha tonta.Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Pareces nada! Estás mais linda que nunca! E serás sempre uma fonte de inspiração com a tua energia inesgotável!
    Beijocas

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar