domingo, 21 de novembro de 2010

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Caros alunos
estamos prestes a terminar o Módulo 4 de História B e aproxima-se o último  teste do 1º Período.
Importa agora colocar toda a matéria em dia de modo a obter sucesso no teste.Aqui ficam as aprendizagens estruturantes constantes no Programa de História B, a ser testadas dia 7 de Dezembro:
-Compreender a expansão de regimes autoritários como reflexo do problema do enquadramento das massas na vida política, em países em que a democracia representativa não se consolidara.
-Avaliar o impacto exercido pelo modelo soviético nos movimentos sociais e nas opções de política interna e externa dos Estados demoliberais.
-Relacionar os períodos de crise gerados pelo capitalismo liberal com a expansão de novas ideologias e com a inflexão intervencionista dos Estados democráticos.
-Caracterizar a ideologia fascista, distinguindo particularidades e influências mútuas.
-Compreender os condicionalismos internos e externos que, em Portugal, conduziram à falência do projecto político e social da 1ª República e que favoreceram a ascensão de forças conservadoras e a implantação de um regime autoritário.
-Reconhecer que, no Estado Novo, a defesa da estabilidade e da autarcia se apoiou na adopção de mecanismos repressivos e impediu a modernização económica e social do país.

Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário