sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A LISTA DE SCHINDLER - Quem salva uma vida salva o mundo inteiro




Este filme é uma obra-prima de Steven Spielberg, que se tornou um dos mais distinguidos filmes de todos os tempos.A Lista de Schindler reproduz fielmente episódios das vidas das suas personagens de tal forma impressionantes que dificilmente se tornariam credíveis numa obra de ficção.Uma das poucas cidades polacas a escapar à devastação durante a Segunda Guerra Mundial, Cracóvia é hoje Património Histórico Mundial.
"Cracóvia era em si mesma um excelente cenário.É um magnífico pedaço de história.Aproveitámo-la de várias formas: as ruas, os edifícios,os ambientes."
Gerald R.Molen,produtor do filme
A Lista de Schindler foi filmada a preto e branco."Tudo o que vi sobre o Holocausto é a preto e branco.A minha visão do Holocausto resulta do que vi em documentários e livros, quase todos com imagens a preto e branco"
Steven Spielberg


"Ninguém pode jamais deter o passado-mas um filme como este pode tocar-nos, atribuindo-nos um mandato sobre o que nunca deve acontecer outra vez."
Steven Spielberg

Após a realização do filme, Spielberg criou a Fundação de História Visual dos Sobreviventes do Shoah com o objectivo de preservar os depoimentos dos sobreviventes do Holocausto.A missão da Fundação no combate ao preconceito, à intolerância e fanatismo através do uso educativo da história visual é cada vez mais urgente.Basta olharmos o Mundo que nos rodeia.

2 comentários:

  1. “ Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”
    Talmud

    Esta frase pode ter vários sentidos, pode ser interpretada de várias maneiras. Mas para mim, esta frase quer dizer que Schindler ao salvar a vida daqueles judeus salvou as gerações futuras. Por isso salvou o “mundo inteiro”.

    ResponderEliminar
  2. Para mim "Quem salva salva o mundo inteiro" significa que schinler foi um homem audaz, corajoso, admirável, que fez tudo, ultrapassou barreiras, com o objectivo de salvar vidas humanas.Depois da revolta que sentiu, relativamente à perseguição nazista da população judaica, o objectivo de salvar vidas humanas passou para primeiro plano.Usava todas as estratégias possíveis para salvar as pessoas e dava-lhes alimentos comprados com o seu dinheiro.Praticou acções humanitárias de tal modo importantes, que merece ser lembrado a cada dia, como sendo um herói inesquecível.Seria muito bem que houvesse muitas pessoas a quererem imitar schindler.-Pedro Azevedo do 11º 4B1

    ResponderEliminar