domingo, 21 de novembro de 2010

Aristides de Sousa Mendes

1 comentário:

  1. Aristides de Sousa Mendes , cônsul de Portugal em Bordéus aquando da Segunda Guerra Mundial, é uma das figuras distintas da nossa História recente.
    Pela Circular 14,Salazar ordena a todos os cônsules portugueses que recusem conferir vistos às seguintes categorias de pessoas:
    -estrangeiros de nacionalidade indefinida;
    -apátridas;
    -judeus.
    Entretanto, milhares de refugiados que fogem do avanço Nazi dirigiram-se a Bordéus. Muitos deles solicitam ao Consulado Português um visto de entrada para Portugal, que lhes garantirá a viagem para o Brasil ou para os Estados Unidos.
    Já no final de 1939, Sousa Mendes tinha desobedecido às instruções do seu governo e emitido alguns vistos. Entre as pessoas que ele tinha então decidido ajudar, encontra-se o Rabino de Antuérpia, Jacob Kruger, que lhe faz compreender que há que salvar os refugiados judeus.
    A 16 de Junho de 1940, Aristides decide conceder visto a todos os que o pedissem: "A partir de agora, darei vistos a toda a gente, já não há nacionalidades, raça ou religião".
    Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus".
    Fonte: Wikipédia

    ResponderEliminar